CASO FOI DESTAQUE EM TELEJORNAIS DA RECORD E BANDEIRANTES
![](https://static.wixstatic.com/media/a7b0e1_d56e07ed8545406798690019ddbf830f~mv2.png/v1/fill/w_980,h_1056,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/a7b0e1_d56e07ed8545406798690019ddbf830f~mv2.png)
O caso da morte de Jéssica Vitória, ocasionada após uma fake news divulgada em massa por páginas de fofoca na internet, relacionando-a com Whindersson Nunes, desde a última semana, foi destaque nos telejornais noturnos de emissoras de televisão neste sábado (23), como a Record e a Band. As emissoras atribuem que a causa da morte da moça foi a irresponsabilidade da Choquei e de outras páginas de fofoca ao expor uma falsa conversa de Instagram que daria a entender que a moça seria amante do influenciador, recebendo uma enxurrada de críticas na internet.
Na Record, durante o "Jornal da Record", a emissora veiculou uma reportagem de cerca de 4 minutos. Inicialmente, eles destacam que 3 dias antes do ocorrido, a mãe da jovem publicou um vídeo relatando que sua filha estava sendo vitima de uma mentira por parte das páginas de fofoca. Além disso, a reportagem repercute a nota divulgada pela página Choquei neste sábado (23), destacando vários furos no decorrer do texto em relação a ética jornalística e veracidade dos fatos. A reportagem na íntegra estará no final do texto.
A Band, por sua vez, repercutiu o fato no "Jornal da Band". O veículo exibiu uma reportagem de cerca de 1 minuto, onde destacou a responsabilidade da página Choquei ao divulgar os prints falsos que acusavam Jéssica de ser amante de Whindersson. Além disso, a reportagem repercutiu as declarações da própria garota ao se defender dos prints, afirmando que eram falsos. Ainda relatou o vídeo de sua mãe, também exposto na reportagem da Record e a nota de Whindersson Nunes, lamentando o ocorrido, além da declaração do Ministro dos Direitos Humanos, lamentando a morte.
CASO CHOQUEI
A Choquei, página de fofoca nas redes sociais, publicou em suas redes sociais, há algumas semanas, prints de uma suposta conversa que o influenciador Whindersson Nunes havia tido com uma jovem pelo Instagram. A "fofoca" logo viralizou nas redes sociais, o que ocasionou em uma série de mensagens de ódio para Jessica Vitória Canedo, falsamente associada ao caso.
A garota tentou se defender nas redes sociais, sendo ironizada por um dos administradores da página de fofocas, Raphael Souza, que disse em resposta ao texto de Jéssica: "Avisa pra ela que a redação do ENEM já passou. Pelo amor de Deus!". O youtuber Whindersson Nunes também se defendeu, afirmando que aqueles prints eram falsos.
No dia 19, a mãe de Jéssica publicou um vídeo dizendo que sua filha estava sendo vitima de uma mentira. Três dias depois, no dia 22, a garota foi encontrada morta dentro de sua casa.
A partir desse ocorrido, as páginas da Choquei nas redes sociais começaram a ser bombardeadas pelos internautas, responsabilizando-os pela morte da garota.
No sábado (23), a página, por meio de sua assessoria jurídica publicou uma nota, afirmando que "não há responsabilidade à ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas." e "que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício do direito à informação."
POR: LUIZ EDUARDO
REDAÇÃO TVI PERNAMBUCO
Comments